Saúde

UBS Lindoia é revitalizada e entregue à comunidade

Posto passará a atender como unidade de atendimento misto; prefeitura também lançou a Caderneta da Mulher Pelotense

Os moradores do Lindoia contam agora com um serviço de saúde mais qualificado. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade foi reformada e passará também a atender como Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai). Os reparos foram feitos por detentos do regime semiaberto do Presídio Regional de Pelotas, através do programa Mão de Obra Prisional (MOP). Na manhã de sexta-feira (19), a prefeitura de Pelotas também lançou a Caderneta da Mulher Pelotense.

As tentativas de formar uma unidade de atendimento misto, com consultas de rotina e socorro a urgências, já vêm ocorrendo desde o início deste ano. A ideia inicial era implantar apenas uma Ubai, o que poderia deixar os cerca de dez mil usuários da UBS desassistidos. Depois de audiências públicas mediadas pela Câmara dos Vereadores e conversas entre a Secretaria Municipal de Saúde e a comunidade, foi adotado o modelo implementado.

A unidade funcionará das 8h às 22h, com médico responsável durante todo este período. Além de clínicos gerais, pediatras estarão disponíveis para o atendimento. A unidade conta, ainda, com dentistas, enfermeiros, nutricionistas e uma farmácia distrital. A dona de casa Cleia Cerqueira aprovou as mudanças. “Espero que o atendimento melhore ainda mais. O prédio ficou lindo”, avalia.

A unidade foi a 22ª reformada com mão de obra prisional. Para E. A., de 30 anos, foi uma oportunidade de mostrar para a sociedade a sua reabilitação. “Tem gente que quer e precisa mudar. Eu não vou viver no erro para sempre”, comenta. Ele também está ajudando a revitalizar o Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) e pretende seguir trabalhando com obras quando terminar de cumprir a pena.

Quem acompanha o trabalho dos detentos nota mudanças positivas em seu comportamento. “Eu não esperava tanta atenção e carinho deles”, fala Lauro José Oliveira, subcoordenador do projeto. Os presos pintaram toda a UBS, instalaram portas, fizeram novas salas e outros reparos gerais.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) acompanhou a inauguração e destacou a importância do MOP. “Precisamos abrir portas de trabalho digno para quem errou. O governo deve dar este exemplo”. A chefe do Executivo ainda agradeceu aos envolvidos no projeto. “Muito obrigada a vocês que acreditam na recuperação do ser humano”, reforçou.

Lançamento
Na manhã de sexta-feira a Secretaria de Saúde também lançou a Caderneta da Mulher Pelotense. A agenda tem dez páginas e traz informações referentes à prevenção de doenças. Há também um espaço para ser preenchido com dados pessoais, informações sobre a UBS de referência, problemas de saúde da portadora e medicamentos de uso contínuo. A usuária pode, ainda, anotar datas de realização de mamografia e papanicolau.

A primeira dica da caderneta é sobre a prevenção ao câncer de colo de útero. Depois, são abordados o câncer de mama, infecções sexualmente transmissíveis, testes rápidos, planejamento familiar e vacinas. “A ideia é informar a população sobre a importância do autocuidado. A saúde é uma ação conjunta entre usuário e equipe”, enfatiza a secretária Ana Costa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comunidade Evangélica São João chega aos 130 anos Anterior

Comunidade Evangélica São João chega aos 130 anos

Sanep lança Retar nesta segunda-feira Próximo

Sanep lança Retar nesta segunda-feira

Deixe seu comentário